
A cada dia que passa, o cenário do empreendedorismo no Brasil se transforma e os espaços de coworking desempenham um papel crucial nessa transformação.
O coworking passa a oferecer mesas, cadeiras e internet de qualidade, para uma função estratégica no cenário atual. Essa função molda empreendedores do Brasil todo, com a criação de uma rede de contatos, networking, oportunidades de negócio e parcerias futuras.
Com um perfil mais coletivo e aberto, o empresário brasileiro busca informações que possam trazer autonomia e criatividade para poderem moldar o espaço de venda e de investimento. Essa busca por conhecimento vai ao encontro da missão do coworking, em estimular, facilitar e propagar conhecimento, rede de contatos e espaços preparados estrategicamente para facilitar o cotidiano do empreendedor.
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais, a ANCEV, o Brasil já havia ultrapassado cerca de 1.700 espaços sendo usados. A pesquisa ainda destaca que os principais polos de concentração são as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém.
Um dos principais atrativos que fazem empreendedores virem em busca de espaços disponibilizados por coworking é a redução de custo. Como o aluguel de escritórios sai em valores que possivelmente um empreendedor não pode pagar, o coworking aparece como solução mais econômica e viável. Essa solução tem como função beneficiar o cliente, que na maioria são startups e pequenas empresas.
A nova geração de empreendedores brasileiros está nascendo nesses ambientes híbridos, onde ideias e soluções nascem com mais liberdade. As parcerias são formadas de modo mais orgânico, e o sucesso é construído em comunidade.